Em um momento em que o Brasil volta a discutir a necessidade se fazer uma ampla e profunda reforma na Previdência Social, uma dúvida voltou à cabeça dos trabalhadores: haverá recursos para que eu consiga me aposentar no futuro?
O assunto foi tratado na matéria de capa do Jornal dos Corretores de Seguros edição Nov/Dez 2018, publicada pelo Sincor-SP. Na reportagem, o advogado previdenciário Dr. João Paulo Ribeiro explicou seu ponto de vista sobre a reforma, que, apesar de ser indispensável para o país, precisa ser feita levando-se em conta que a previdência não é apenas um gasto, mas sim indispensável para milhões de brasileiros.
“No aspecto positivo, a segurança financeira em individualizar as contribuições previdenciárias e equilíbrio nas contas públicas são maiores. No aspecto negativo, a solidariedade social nas contribuições fica posicionada em segundo plano; os benefícios inerentes no atual sistema (auxílio doença, pensão por morte, auxílio reclusão) poderão ser afetados”
Dr. João Paulo Ribeiro, para o Jornal dos Corretores de Seguros
Na opinião do especialista em direito previdenciário, a reforma, para ser justa, precisa ser célere, no sentido de reduzir o tempo de espera de quem já deu entrada no pedido no INSS, e ser, sobretudo, eficaz, para coibir os desvios de recursos e garantir que quem realmente precisa do benefício não fique sem a sua aposentadoria.